Quando o processo de administração das empresas públicas não é bom e o próprio governo reconhece essa ineficiência é estudada a possibilidade de repasse deste poder de administração para o setor privado.
As empresas privadas possuem administração, na maioria dos casos, competente com foco em resultados como crescimento, geração de lucro e emprego; muitas vezes o setor público perde esse foco, ou mesmo não o tem, deixando sua administração ser levada sem rumo nem objetivo algum, baseada na troca de favores políticos. Na maioria dos casos a relação “Urna x Administração pública” é muito forte.
São inúmeros os casos nos quais candidatos oferecem cargos de destaque em empresas públicas ou mesmo em seus gabinetes em troca de votos ou apoio em suas campanhas eleitorais.
Muitas pessoas criticam o processo de privatização das empresas públicas por defenderem a participação do estado nas grandes empresas, mas estes se esquecem da ineficiência da administração pública.
No Brasil podemos sentir muitos efeitos do processo de privatização que seu deu nos últimos vinte anos; a partir de 1990 mais de cem empresas e concessionárias de serviços públicos tiveram seus controles vendidos ao setor privado.
O governo ainda é um dos maiores beneficiados pelo processo de privatização, nos últimos anos a arrecadação de impostos vem batendo recordes. Empresas que antes sufocavam as contas do governo com seus déficits, hoje geram lucro e pagam impostos, estes superam seu faturamento em época de administração pública.
Um exemplo disso é a Vale do Rio Doce, antes de sua privatização em 6 de Maio de 1997, a empresa sofria sem recursos para se modernizar e com balanços deficitários sucessivos. Com a privatização a Vale passou a não ter a obrigação de repassar seus ganhos para a União, sendo assim esses recursos podem ser investidos na própria empresa, e isso aumenta a sua competitividade no mercado. A política de controle acionário proporciona a escolha de profissionais mais competentes no mercado para administrar a empresa. Hoje o governo arrecada mais com impostos pagos pela Vale do que quando obtinha o seu controle.
Uma grande parcela da população sente os efeitos bons do processo de privatização das empresas publicas. Um dos efeitos que posso destacar é o da telefonia, antes da privatização do sistema Telebrás (composto por 27 empresas de telefonia fixa e 26 de telefonia celular) uma linha telefônica chegava a custar R$ 8.000,00 e sua instalação demorava cinco anos, em 1998 quando as empresas privadas entraram no mercado o Brasil possuía 22 milhões de linhas telefônicas com serviço precário e custos altos.
Com a entrada de novas empresas no mercado de telefonia o efeito “telefone para todos” começou a surgir; até o fim de 2005, 125,7 milhões de aparelhos já estavam em atividade entre celulares e fixos. O custo foi sistematicamente reduzido e a instalação se tornou quase que instantânea. Um dos problemas gerados com a privatização foi o monopólio que surgiu, sobretudo no estado de São Paulo.
No longo prazo foram gerados milhares de empregos, haja vista o boom de uma categoria chamada telemarketing.
Mas a participação do governo nos setores vendidos não acabou; com as privatizações foram criadas as agências reguladoras, Elas são departamentos autônomos que criam regras e fiscalizam o funcionamento das concessionárias. Atualmente, são mais de vinte, sendo oito federais. Entre elas estão a Anatel, que cuida da telefonia, a Aneel, responsável pela energia elétrica, ANP, que trata de petróleo e a ANAC que cuida da aviação civil.
O setor financeiro foi muito beneficiado pelas privatizações, muitos eram os bancos públicos estatais, que tinham seu controle administrado por prefeitos e governadores, isso favorecia a corrupção, pois os estados se financiavam não dependiam do mercado nem mesmo da união para garantir o andamento de suas “obras”. Dentre os bancos estatais privatizados podemos destacar o Banespa - Banco do Estado de São Paulo, vendido ao espanhol Santander no ano 2000, um marco no setor financeiro do país, que determinou a maior ofensiva do banco espanhol no Brasil.

Concorrentes do espanhol os brasileiros Itaú e Bradesco na época afirmavam que arrematar o Banespa no leilão do dia 20 de Novembro de 2000 era uma questão de honra, mas no final estes não conseguiram superar a oferta de R$ 7,050 bilhões que o espanhol fez ao governo brasileiro, esta ação culminou na entrada do concorrente espanhol no mercado paulista com força, a população se beneficiou com o aumento da concorrência e com o aumento do leque de opções na hora de escolher um banco para abrir conta.
Muitos foram os servidores públicos que saíram as ruas para protestar na defesa da manutenção de seus empregos. Mas depois o Santander imprimiu novos rumos à administração do banco.
Hoje temos um setor financeiro mais regulado e hígido.
Fazendo um balanço, olhando as mudanças proporcionadas pelo processo de privatização, hoje temos um país que cresce sistematicamente com uma economia saudável, ainda estamos longe de sermos considerados um país de primeiro mundo, mas as medidas que foram tomadas e estão sendo mantidas e aperfeiçoadas estão nos levando para mais perto deste patamar.
Por: Nilton Nascimento
Mas pelo que procuro entender não foram as privatizaçoes em si que foram ruins e sim os preços e as formas como foram privatizadas .
ResponderExcluirExistem estudos que "mostram" que os preços foram absurdamente inferiores ao de mercado, sem contar as que nem foram pagas devido aos parcelamentos, carências e rolagem de dívidas.
Essa informação procede/
As privatizações não foram ruins para quem???? Venderam o patrimônio público (se você não sabe o que significa patrimônio público eu te explico: nosso patrimônio, patrimônio do POVO BRASILEIRO!!!) e deram de presente para e elite (significado de elite: grandes empresários e investidores) tanto nacionais quanto internacionais.
ExcluirVc acha bom porque melhoraram os serviços (de telefonia, por exemplo)? Então o problema não era o regime jurídico das empresas públicas, mas a falta de procedimentos administrativos para apurar a origem do problema e a consequente punição dos responsáveis.
O que você acha que aconteceria no Brasil depois que todas as empresas públicas e rentáveis fossem vendidas e o dinheiro parasse em paraísos fiscais em nome do FHC, Serra, etc... Nós, o povo, ao que me incluo, pois não sou dona da Gerdau, nem da Microsoft... Nós ficaríamos sem educação pública, sem saúde pública, sem previdência social. De onde vc acha que vem o dinheiro para financiar tratamentos de saúde das pessoas carentes e as escolas públicas??? Vem da receita do Estado, a qual inclui o lucro obtido pelas empresas públicas.
Mas se vc é um integrante de elite burguesa do Brasil, esquece tudo que escrevi e continue dizendo que as privatizações foram boas. BOA PARA OS RICOS sim, e não estou falando de classe média que recebe um bom salário, falo dos donos de empresas milionárias. Para os pobres e classe média, foi PÉSSIMO.
As pessoas tem que parar de pensar que o patrimônio público pertence ao Presidente da República, aos Senadores, Deputados, ao governador, ao prefeito... O patrimônio público é nosso! É do povo. E VENDERAM TODAS ESTAS EMPRESAS PÚBLICAS, que também eram suas, meu amigo, sem sequer te consultar. Isto pra você parece bom ou justo????
FHC ,coitado! imagina o que o Pt ta levando com todas as privatizações. Tenho saudades do FHC
ExcluirFHC foi o melhor presidente do Brasil em todos os tempos!
ExcluirLula cagou o país com seus ideiais Petistas que so beneficiaram ele a familia dele e os cumprades dele!
quero tentar entender de ONDE QUE PRIVATIZAR É RUIM?!
o meliante acima diz que Burgues que beneficiou como se o pobre hoje nao tenha internet né?!?!
que pobre nao tenha telefone né??!!
ahhh pqp meu!
essa esquerda parece que gosta de viver na vagundice!
eu acho que empresas Publicas como ele diz em caixa alta ainda como se fosse algo OTIMO para todos NUNCA SE PREOCUPARAM COM VOCE !!!! SEU IDIOTA!!!
nuna repassaram dinheiro pra ninguem!!!!!
e ta ai arrumando desculpas
me cansei dessa esquerda BURRA deste país!
ainda que fossem doadas seria negocio para o governo e para o povo, pois a longo prazo perderíamos muito mais ao ficar cobrindo prejuizo.
ExcluirDepois vem gente falando que o FHC foi o melhor presidente do Brasil. Melhor presidente para os banqueiros, empreiteiros, barões da mídia e toda espécie de multimilionários, menos para o povo que não tinha emprego e passava fome. Se quer dar méritos a um presidente, que seja o Itamar que fez o Real, reduziu a inflação antes de entregar ao FHC, não havia essa corrupção generalizada do FHC e PT e também não teve nenhuma mácula de corrupção pairando sobre seu nome, mesmo colecionando inimigos.
Excluiroi
ResponderExcluiroi, tudo bom?
Excluirlegal
ResponderExcluirAs privatizações das empresas públicas favoreceram o capital especulativo, principalmente o capital financeiro internacional. Embora o número de celulares seja superior ao de habitantes no país, os serviços oferecidos pelas empresas de telefonia são uma verdadeiro lixo! Basta fazer um levantamento na Anatel e no Procon para ver o número de recalamções, queixa e processos contra estas empresas multinacionais. Verdadeiramente, as privatizações foram a expressão da desnacionalização do nosso território e da nossa economia.
ResponderExcluirContinuamos ainda sendo colônia dos países imperialistas.
Se não acordarmos para isso, jamais seremos um povo independente.
Porque é um Lixo?..Porque a ANATEL ( Empresa do Governo) Não fiscaliza e não faz seu devido trabalho, só quer receber impostos. Maior preocupação.
ExcluirDá-me asco ver os poucos brasileiros tão bem formados defendendo o interesse eletista de uma minoria que não tem nenhum interesse na melhora do social. Falo, com conhecimento dos fatos, que as privatizações no Brasil não beneficiaram a nação uma vez que TODAS as empresas foram "dadas". A população deveria se organizar politicamente a fim de corrigir as falhas da gestão política. Se a gestão estiver enxuta, o lucro seria maior do que é hoje no regime privado e boom da telefonia só ocorreu devido ap avanço tecmológico. Esta história de reinvestimeto também é mentira já que boa do lucro é repassada para os donos no exterior que não se interessa pela qualidade dos seus serviços prestados no Brasil. A mim vc não engana. Não vou continuar por não haver espaço.
ResponderExcluirAs privatizações brasileiras foram uma evolução importante para nosso sistenma economico, uma vez que passou para iniciativa privada,parte do comando de empresas produtoras de bens e serviço de modo as melhorar sua produtividade e produção com o aumeto de emprego e arrecadação de impostos para Estado liberando e dando recursos ao Estado para investimentos em locais de pouco intereese da iniciativa privada.
ResponderExcluirEstou inteiramente de acordo com Kenia.
ExcluirAos que pensam diferentes, vocês trabalham em setores públicos ou privados?. Se a Economia dos primeiro mandato do Governo Lula foi bom, isso é efeito do bom trabalho do FHC, agora olha para economia e serviços prestados a nossa população? Só se falam de bolsa familia, bolsa não sei o que, sabe porque, o povo esta ficando cada vez mais sem competência para conseguir por si só uma vida digna.
Pelo que entende não foram as privatizaçoes em si que foram ruins, e sim a forma que foram feita as privatizaçoes nas empresas e fechamento de inumeros orgãos publicos, varios funcionarios ficaram desempregados. Quanto ao ponto positivo foi a mudança para o plano real apesar de não congelar os preços mas manteve o valor da moeda
ResponderExcluirPelo que entende não foram as privatizaçoes em si que foram ruins, e sim a forma que foram feita as privatizaçoes nas empresas e fechamento de inumeros orgãos publicos, varios funcionarios ficaram desempregados. Quanto ao ponto positivo foi a mudança para o plano real apesar de não congelar os preços mas manteve o valor da moeda
ResponderExcluirOs pontos positivos foram a concorrência gerada, para assim obter melhorias no setor podendo assim os clientes escolherem o melhor e o menor preço. Acabou com a corrupção que muitas vezes existia nos bancos quando eram administrados pelo poder publico. O ponto negativo foi o monopolio gerado principalmente no estado de sao paulo. E o grande desemprego quanto aos funcionarios que trabalhavam nas empresass publicas.
ResponderExcluirAs privatizacoes trouxeram sim muitas contribuicoes positivas para o Brasil, no entanto no ponto de vista e preciso ponderar tal alternativa pois uma economia com totalmente privatizada poderia gerar muitos transtornos, financeiros e sociais
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas, o processo de privatização de algumas empresas brasileiras, trouxe dinamismo para a economia. A infra estrutura do país estava debilitada, o governo não tinha capacidade de sustentar aquela instabilidade. Porém a forma como foi feita essas privatizações gerou muito incômodo para a população, primeiro as empresas foram sucateadas e muito criticadas, assim, elas foram vendidas por valores bem abaixo do mercado, e o dinheiro destas vendas, por muitos nem foram vistos, muito menos aplicados para a melhoria de outros setores. Setores como as telecomunicações, depois de vendidos desenvolveram muito, abriu a concorrência, o que faz com que hoje, exista uma disputa sadia por preços. No final das contas, quem saiu beneficiado foram os cidadãos e clientes.
ResponderExcluirJoão Pedro, aluno do curso
Sem dúvida o governo é um dos maiores beneficiados pelo processo de privatização. Como pontos negativos, destacamos a criação de um certo "monopólio" em alguns setores, além disso a forma como foram feitas as privatizações trouxe alguns impactos, as empresas foram sucateadas e muito criticadas, vendidas por valores bem abaixo do mercado. Como pontos positivos destacamos a maior eficiência na prestação dos serviços privatizados e a diminuição da corrupção na prestação dos serviços, além de termos hoje uma economia mais saudável.
ResponderExcluirPrivatizar as empresas de domíniu público, pode para algumas pessoas parecer uma atitude negativa por parte do governo, mas isso é mais do que vantajoso para a economia do país. Ao privatizar uma empresa pública ela passa a ser administrada por pessoas que possuem mais competência na área de atuação da empresa, assim trará mais crescimento para a organização que refretirá no desenvolvimento do país.
ResponderExcluirMuitas empresas melhoraram seu desempenho após serem privatizadas e por consequência prestam serviços de melhor qualidade para a sociedade, isso devido a uma melhor administração da mesma.
Concluindo, apesar do governo perder o controle sobre a empresa, a privatização traz muito mais benefícios do que desvantagens.
Rafael Soares Borges
A privatização no Brasil, ocorreu em meio a uma grande turbulência, relativo as insegurança do emprego dos servidores das empresas que sofreram esse processo, visto que muitos perderam o emprego. Contudo, foi um mal necessário, vez que essas empresas eram deficitárias. Com a privatização, essas empresas, se tornaram produtivas e passaram a gerar lucros. Bom para o Brasil (empresas) e para os servidores, que além do emprego garantido, passaram a ser competitivas e não deram mais prejuízos. O que era medo, se transformou em certeza, confiança (estabilidade), para os servidores e suas famílias.
ResponderExcluirgomes
ResponderExcluirNa verdade sempre que ouvimos as pessoas se queixarem sobre os valores das vendas das estatais, podemos também afirmar que os valores praticados na época não foram assim tão baixos como afirmam os socialistas. Na verdade as manifestações passaram a ter um caráter mais radical, quando começaram a aparecer os lucros das empresas,pois a administração das mesmas passaram a enxugar as finanças e investir em modernização. O que antes dava prejuízos passou a dar lucro, isso se deve a falta de competência do governo em administrar os bens público. Com as privatizações, a carga de problemas de ordem administrativas se acabaram,o Estado passou então a supervisionaras empresas, arrecadar impostos e usar o dinheiro das privatizações para investir nos setores públicos. A modernização da globalização,fez com que todos os países procurassem enxugar suas máquinas administrativas para solucionar os seus problemas de ordem financeira, dai então, passou-se a gerar mais empregos, crescer o setor produtivo e competir no mercado mundial. O crescimento do Brasil se deu a partir das privatizações e seus lucros extraordinários se deve a maior eficiência do setor privado de impôr suas estratégias de crescimento. Já imaginou as benesses das estatais para os adidos do governo e suas farras com parte dos lucros das estatais. Para se ter uma ideia podemos fazer uma comparação entre o crescimento da Petróbras com relação a Vale, quase o triplo a telefonia é de se perder de vista os lucros. Hoje o crescimento do pais é uma realidade,pois quando FHC deixou o governo o pais tava no rumo certo. Lula quando assumiu o pais, deu segmento e alguns acertos e dai o Brasil tomou rumo ao desenvolvimento, mais o crescimento maior se deu no governo de FHC. Só o que não entendo o por que o PT sempre faz referência as privatizações. O Governo Color começou as privatizações, o governo Itamar ouve uma paralisação e FHC deu o pontapé que precisava para intensificar o projeto. Lula também privatizou as estradas e Dilma quer privatizar os aeroportos e quem sabe os metrôs e os Estádios de futebol etc., isso é, ou faz isso ou passará por incompetente quando a Copa do Mundo Chegar. CAPITÃO GOMES A PARAÍBA ESCREVE.
se uma empresa privada também reconhecesse a ineficiência de sua administração, tonaria esta a ser estatal?
ResponderExcluirPobre Brasil!!
ResponderExcluirO FHC só privatizou 27% da Vale,61% pertence ao governo Federal,ou seja, o valor da empresa na época
era de 10 bilhões e portanto 3.300 foi uma venda bem feita e lucrativa, e hoje ela representa mais de 35% da nossa balança comercial, e alem disso se hoje ela vale tudo isso que dizem, nada mais nada menos foi o aumento do minério de ferro devido a grande demanda da China, de 2002 a 2011 mais de 1000%,61 da Vale pertence ao BNDES e Fundos de Pensão e os 27% foi vendido para Bradesco e alguns brasileiros hoje tambem são donos dela quando compra as suas ações!!!É uma empresa de capital aberto e livre da policitagem como a Petrobras, que digo assim de passagem está afundadada em dívida, hoje a sua dívida reprersenta mais ou menos o seu valor de mercado!!!
Se uma empresa privada reconhece a sua inediciencia, esta ou vai a falência ou é absorvida por grupos concorrentes...
ResponderExcluirNilton.
Ao socialista que fez este lamentável comentário:
ResponderExcluir"As privatizações não foram ruins para quem???? Venderam o patrimônio público (se você não sabe o que significa patrimônio público eu te explico: nosso patrimônio, patrimônio do POVO BRASILEIRO!!!) e deram de presente para e elite (significado de elite: grandes empresários e investidores) tanto nacionais quanto internacionais.
Vc acha bom porque melhoraram os serviços (de telefonia, por exemplo)? Então o problema não era o regime jurídico das empresas públicas, mas a falta de procedimentos administrativos para apurar a origem do problema e a consequente punição dos responsáveis.
O que você acha que aconteceria no Brasil depois que todas as empresas públicas e rentáveis fossem vendidas e o dinheiro parasse em paraísos fiscais em nome do FHC, Serra, etc... Nós, o povo, ao que me incluo, pois não sou dona da Gerdau, nem da Microsoft... Nós ficaríamos sem educação pública, sem saúde pública, sem previdência social. De onde vc acha que vem o dinheiro para financiar tratamentos de saúde das pessoas carentes e as escolas públicas??? Vem da receita do Estado, a qual inclui o lucro obtido pelas empresas públicas.
Mas se vc é um integrante de elite burguesa do Brasil, esquece tudo que escrevi e continue dizendo que as privatizações foram boas. BOA PARA OS RICOS sim, e não estou falando de classe média que recebe um bom salário, falo dos donos de empresas milionárias. Para os pobres e classe média, foi PÉSSIMO.
As pessoas tem que parar de pensar que o patrimônio público pertence ao Presidente da República, aos Senadores, Deputados, ao governador, ao prefeito... O patrimônio público é nosso! É do povo. E VENDERAM TODAS ESTAS EMPRESAS PÚBLICAS, que também eram suas, meu amigo, sem sequer te consultar. Isto pra você parece bom ou justo????"
Você é muitooooo burrooooo!!!!!
Estando em uma página de economia, creio que não preciso de explicar como cheguei a essa conclusão né????
As pessoas tem que parar de pensar que o patrimônio público pertence ao Presidente da República, aos Senadores, Deputados, ao governador, ao prefeito... O patrimônio público é nosso! É do povo. E VENDERAM TODAS ESTAS EMPRESAS PÚBLICAS, que também eram suas, meu amigo, sem sequer te consultar. Isto pra você parece bom ou justo????"
ExcluirParece justo esse dinheiro das empresas ESTATAIS irem para corrupção?? A Petrobrás é sua meu amigo? É nossa? Cai na real, GOVERNO quer PODER, e quanto mais pessoas pensarem como você, isso será cada vez mais verdade.
Muda para VENEZUELA...porque vc acha que EUA é um país desenvolvido, e as pessoas tem mais qualidade de vida. Porque com certeza as pessoas de lá não pensam como você!
Adorei o texto! Concordo que as privatizações são boas. Aqueles países em que todos os brasileiros querem morar não tem empresas estatais. Das maiores empresas do mundo, nenhuma delas é estatal...
ResponderExcluirAcho horrível esse pensamento brasileiro de que o privado é ruim e é cruel, e o Estado, por "ser de todos", é o salvador.
Por mim privatizava todas e deixava a concorrência agir. Mas é claro que tem que ser tudo bem planejado. O Neoliberalismo é maravilhoso quando se tem todos os ingredientes certos, mas se falta um, ele se torna um desastre. Falando melhor: não adianta privatizar, abrir as fronteiras, deixar a concorrência vir e mandar o povo produzir, quando se tem uma educação pequena e precária como essa, que faz com que os brasileiros não consigam concorrer e, consequentemente, os outros povos invadam a economia do país.
E para os socialistas de plantão e seus mimimis, me respondam: entre a Microsoft e a Petrobras, qual delas é privada (cruel) e qual delas é do povo? E agora, qual delas já fez mais pelo bem da humanidade? A Microsoft com sua tecnologia, praticidade, conforto e acessibilidade do demônio? Ou a Petrobras, do povo, orgulho, que está em diversas crises e que não consegue produzir um combustível mais barato do que as privadas petrolíferas dos EUA?
Perfeito seu texto. Nem precisa acrescentar! Povo diz que o Gigante acordou, não sei qual... Fora PT, partido dos Trabalhadores dos infernos...quem vota pra esquerda ainda ta dormindo.
ExcluirMuito legal este texto ,me ajudou muito!!!!
ResponderExcluir